O Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte iniciou uma campanha de mobilização solidária

Publicado em 24/01/2015 - 20:03

Palestra, Conhecimento

O Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte iniciou uma campanha de mobilização solidária onde, a partir de quinta-feira (05/06), os usuários do meionorte.com poderão ver em páginas fixas, matérias e  vídeos sobre três grandes instituições do Piauí: Escola Casa Meio Norte, o Lar de Esperança e o Lar de Maria.

Com essa atitude, o Sistema Meio Norte tem a intenção de fazer com que as pessoas conheçam mais as entidades e suas histórias. O leitor também poderá fazer doações de qualquer quantia através do próprio portal, e para a campanha ter mais visibilidade e influência, as pessoas que se deslocarem a essas instituições e falarem que viram a campanha no meionorte.com, receberão alguns brindes. Uma das escolhidas é a Escola Municipal Casa Meio Norte.

A Casa Meio Norte é considerada uma das melhores do país nos principais comparativos de desempenho. Mesmo trabalhando com recursos escassos e atendendo a uma população com grandes carências, esta escola pública conseguiu melhorar os índices de aprendizagem, acabar a evasão escolar e tornar-se um polo de transformação e esperança para toda a comunidade.

A transformação começou na escola em 2000 com a adoção de uma pedagogia diferente, e com crianças do 1° ao 9° ano, de 13 a 14 anos. A instituição foi adaptada para a realidade local a partir das ideias de vários pensadores e que tem como objetivo o desenvolvimento pleno das crianças. Os pais participam ativamente da educação dos filhos e até da gestão da escola. Agora em 2014 o local se encontra com crianças de 4 a 11 anos.

Os resultados começaram a aparecer nas avaliações externas a partir de 2003 e se mantém até hoje com o resgate da cidadania, a inclusão social e a inserção de ex-alunos de forma produtiva na sociedade. Todos os alunos leem de 20 a 40 livros por mês. Uma escola pública que não tem pichação, onde banheiros, janelas, carteiras e materiais pedagógicos estão sempre como novos.

Na sua pedagogia, a escola não tem provas, mas tem notas acima da média nacional. É destaque em avaliações externas feitas pela prefeitura e pelo próprio MEC. Toda aula independentemente da disciplina ou da idade dos alunos segue os mesmos passos, uma metodologia única criada na própria escola.

Segundo Osana Santos Moraes, uma das diretoras da instituição, a escola conseguiu transformar a realidade da sociedade: “Quando nos chegamos aqui, encontramos uma escola que não parecia uma escola, encontramos crianças que não tinham cara de crianças. Encontramos uma casa sem nenhum sentido educacional, a Casa Meio Norte foi considerada no inicio de sua fundação como a escola localizada no bairro mais periférico, mais violento. Mas com o tempo conseguimos transformar essa realidade.”, falou.

“Nos tínhamos crianças de sete anos de idade que mantinham relações com os pais, o nível de violência na comunidade era alto, briga de gangues todos os dias, a direção da escola sendo ameaçada de morte. E nós começamos a trabalhar dentro da pedagogia do amor, a dimensão da paz, uma educação pela paz, para a paz, uma educação de um ser não só para si, mas para o outro. O mais lindo na nossa rotina é a nossa recepção, onde cantamos uma música que eleva a autoestima deles. Hoje a escola trabalha com suas finanças, e trabalha com sua metodologia.”, relatou Ruthneia Vieira, também diretora. 

- Confira o endereço e contatos para doações:

Escola Municipal Casa Meio Norte:  
Endereço: Vila Cidade Leste, 5659, Teresina - PI, 64057-065 
Responsável: Professora Rutineia (8815-1003)

Aviso de Cookies

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais na nossa Política de privacidade

Concordar